Invista na sua empresa e alavanque resultados

O investimento na empresa como forma de alavancar resultados, motivar funcionários e conquistar clientes

Pode-se conceituar investimento como a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro. Este benefício depende muito do tipo de investimento que a empresa costuma realizar.

De maneira geral, os investimentos de inovação buscam produzir e/ou lançar novos produtos. Estão muito voltados para a diferenciação dos serviços já ofertados ou até mesmo o aumento do público alvo da empresa, através de novos produtos e/ou serviços. Os investimentos em substituição são mais comuns, onde visam apenas substituir algum equipamento defeituoso, por exemplo, de modo que não aumentam a capacidade produtiva da empresa, sendo os mais custosos, visto que em muito dos casos possuem caráter não planejado. O terceiro tipo de investimento é voltado para a expansão das empresas. Diferente dos investimentos em substituição, estes visam aumentar a capacidade produtiva, porém sem alterar o produto base da mesma. E por último, mas não menos importante, tem-se os investimentos estratégicos, que visam promover as condições favoráveis para a prosperidade da empresa.

A ideia de investimento está muito atrelada ao âmbito externo, porém, as aplicações internas na empresa também trazem ótimos resultados, tanto a curto como a longo prazo e em vários níveis organizacionais diferentes.

Dentro da classificação apresentada, uma opção sempre interessante e lucrativa é investir em aumento da capacidade produtiva. Existem alguns meios de se conseguir o tão sonhado aumento na produtividade de uma empresa, dentre eles podemos destacar o desenvolvimento de um equipamento ou maquinário que produz de maneira mais eficiente, ou até mesmo de maneira inovadora. Com isso as empresas conseguem atingir seus clientes com mais qualidade e agilidade, diferencias importantes nos dias atuais.

Outra maneira de se investir é em segurança do trabalho. Como assim? A segurança do trabalho historicamente é vista como um custo para as empresas, porém, ela pode ser extremamente estratégica. Adequando um maquinário, por exemplo, às normas regulamentadoras de segurança, a empresa diminui a possibilidade de perder recursos financeiros com sanções dos órgãos regulamentadores, o que torna possível aumentar a quantidade de investimentos realizados. Ademais, a empresa melhora sua imagem perante a sociedade, através da demonstração da sua consciência social e compromisso, podendo até atingir novos mercados e motivando seus funcionários, de forma que ao se preocupar com a segurança dos mesmos, a produtividade por funcionário tende a aumentar.

Por último, podemos citar os investimentos em manutenção das máquinas. Cada empresa possui sua realidade, de modo que utiliza de seus recursos disponíveis de maneira diferente, sendo necessário analisar pontualmente cada situação para determinar a periodicidade de ajustes que devem ser feitos para que a eficiência dos maquinários seja mantida pelo maior tempo possível. A manutenção visa minimizar ao máximo os investimentos de substituição, visto que os mesmos costumam despender mais recursos financeiros e acarretam perda da qualidade dos produtos ofertados. Um equipamento que possui um plano de manutenção preventivo tem sua previsibilidade aumentada, o que aumenta sua produtividade, diminuindo o tempo de máquina parada e os gastos com manutenção corretiva.

Se identificou com algum dos tópicos levantados?

Tem dúvidas em algo que foi exposto?

Entre em contato com a Impacto !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *