Porque é tão importante renovar o maquinário de sua empresa

Seja para otimizar algum processo, seja para toda a fabricação de certo produto, as máquinas são fundamentais para empresas. Porém, com o intuito de economizar recursos, algumas delas evitam trocar seu maquinário considerando que não há necessidade para tal. Não percebem que algumas de suas máquinas podem estar obsoletas e prejudicando a produtividade de sua empresa e a qualidade do produto final.

Para exemplificar isso, vamos comparar um fogão com sistema elétrico a um fogão a lenha. No primeiro, não há trabalho algum para o acender, apenas exige que gire o botão do queimador e acione seu sistema elétrico, enquanto que no segundo demanda muito mais esforço e tempo do operador. Isso graças a todo o avanço tecnológico aplicado nos fogões mais novos.

Sim, esse pode parecer um exemplo absurdo, “quem ainda usa um fogão a lenha?”. Mas é o que geralmente acontece com empresas que não procuram estar sempre renovando seus equipamentos.

Por já estarem tão acomodados, não percebem que se seus processos rudimentares fossem renovados, poderiam obter melhorias em sua produção, bem como alavancar seus resultados. Baseado nisso, entenda os principais motivos para atualizar o maquinário de sua empresa:

 

  1. Maior produtividade

Quanto mais antigos os equipamentos utilizados, mais comuns são os defeitos e paradas, fazendo com que exista uma incerteza quanto à produção. Ao renovar seu maquinário, este se torna mais confiável, reduzindo o risco de parada da produção, elevando assim a produtividade e a segurança de que a fabricação seguirá normalmente. Além disso, é possível um ganho de tempo através da otimização dos processos, tornando-os mais rápidos.

  1. Menos custos

Máquinas antigas tendem a apresentar mais defeitos, como dito no item anterior, fazendo com que sejam necessários vários gastos com manutenção. Um maquinário atualizado se paga com o tempo, pois reduz os gastos com reparos. Além de consumirem menos energia, reduzindo gastos excessivos.

  1. Qualidade na produção

O avanço das tecnologias proporciona máquinas cada vez melhores, que exercem sua função em menor tempo e que geram produtos com maior qualidade final. Ao investir na atualização de seu maquinário, os produtos terão sempre uma qualidade superior à da concorrência, fazendo com que se destaque no mercado.

Isso apresenta um destaque ainda maior no Brasil, onde segundo pesquisas as máquinas industriais são até 3 vezes mais antigas que nos países ricos.

  1. Segurança

Algo que deve ser sempre tratado com cuidado é a segurança dos funcionários que irão operar os equipamentos. Máquinas mais novas são projetadas de forma a apresentar dispositivos de segurança para evitar acidentes, em conformidade com a NR-12.

Em casos de acidentes podem ser aplicadas pesadas multas e processos à empresa, podendo leva-la inclusive à falência em alguns casos. Além dos acidentes, caso o maquinário não esteja em conformidade com relação à Norma Regulamentadora também podem ser aplicadas multas.

  1. Maquinário personalizado de acordo com sua demanda

Com o tempo, as necessidades de sua empresa vão se alterando, e um equipamento que anteriormente lhe atendia perfeitamente passa a não ser tão efetivo assim. Ao renovar o maquinário, há uma garantia maior de que ele será mais bem aproveitado, cobrindo todas as demandas que são exigidas.

 

Se interessou? A Impacto presta o serviço de elaboração de projetos mecânicos personalizados de acordo com sua demanda, entre em contato!

 

Links relacionados:

https://oglobo.globo.com/economia/maquinas-industriais-no-brasil-sao-ate-3-vezes-mais-antigas-que-em-paises-ricos-10107142

 

http://eficienciaenergetica.atlascopco.com.br/renovacao-do-parque-industrial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *