As vantagens dos Sistemas de Exaustão

Você sabe para que serve um sistema de exaustão? Ele, basicamente, retira o ar de um ambiente e o repõe através de um sistema de injeção. A exaustão em ambientes industriais é indispensável, garantindo uma ventilação adequada e preservando a saúde de quem frequenta o local.

A dispersão de ar contaminado e a manutenção de um conforto térmico são muito importantes para manter as condições de trabalho adequadas aos colaboradores. Isso não é apenas uma questão de conforto, mas de salubridade dos funcionários. A saúde dos mesmos afeta diretamente a economia da empresa, tornando esse sistema um investimento a longo prazo, além de preservar os equipamentos, pois a exaustão impede propagação de micro-organismos e promove a refrigeração do maquinário. Interessante, não é? Pois agora vamos mostrar os tipos de sistemas de exaustão, para você saber bem do que sua empresa precisa. São eles:

  • Exaustor Axial

São exaustores fabricados de PVC, chapas de aço-carbono ou fiberglass. Normalmente, esses exaustores são mais baratos e atendem lugares como boates, restaurantes e até banheiros. É um exaustor muito adaptável, podendo se fixar em telhados e paredes; com ou não tubulação de ar; as empresas destaques na fabricação destes exaustores são a Tron e a Vesper.

  • Exaustor Eólico

São exaustores movidos à força do vento, portanto são sustentáveis. A instalação desses exaustores é simples e sua quantidade depende da vazão de ar do local em que se encontram. Existem vários modelos de exaustores eólicos. Para escolher, você precisa aplicar uma fórmula simples: área do local x número de trocas de ar necessárias dividido por 4000, ou então, consultar as normas da ABNT. Esse modelo possui potencial suficiente para atender indústrias.

  • Exaustor Centrífugo

São exaustores mais complexos. Esses exaustores podem trabalhar sob alta pressão e são recomendados para indústrias que utilizam materiais corrosivos e inflamáveis como solda, fundição, entre outros; isso deve-se ao fato de que esse tipo de exaustor é capaz de emitir partículas sólidas através deles.

Os sistemas de exaustão podem contar com filtros de ar. Um sistema com filtro pode ser aplicado tanto em uma sala de trabalho quanto em um galpão de fábrica, enquanto que um sistema sem filtragem pode ser utilizado para refrigerar com o ar a temperatura ambiente uma sala de máquinas, para manter o funcionamento e desempenho desses equipamentos. Os filtros podem também ser aplicados para conter a emissão de poluentes e odores para a atmosfera, evitando a degradação do ambiente e a problemas de saúde para comunidades vizinhas.

A produtividade dos funcionários está diretamente relacionada com seu bem-estar. O investimento em um bom sistema de exaustão melhora o ambiente de trabalho, pois retira impurezas e contaminantes, que podem causar náuseas e até desmaio, e injeta ar puro, essencial para a vida humana. Um ambiente livre de odores, fumaça e com uma boa circulação de ar eleva a saúde e a disposição dos colaboradores, fazendo com que a produtividade seja potencializada. Além da eliminação de materiais indesejados os sistemas de exaustão podem promover um maior conforto térmico aos ambientes em que é aplicado, melhorando ainda mais a satisfação dos funcionários.

  • Links relacionados:

http://www.tech-air.com.br/sistemas-de-exaustao-industrial/

http://www.corbari.com.br/sistema-exaustao

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *