Reduzindo custos de sua empresa com um Plano de Manutenção

Gastos indesejados, paradas na produção e perda de produtividade são ocasionados devido a uma manutenção ineficiente. Esses problemas na maioria das empresas são descobertos quando surgem quebras, inesperadas, em máquinas e equipamentos, causando altos gastos devido a sua urgência. Tais gastos são gerados devido à gravidade da quebra, sendo essa, na maioria dos casos, muito alta. Isso ocorre, pois, dependendo do elemento da máquina que quebrou, este pode gerar uma reação em cadeia, quebrando ou prejudicando outros elementos da máquina. Ocasionando, assim, um alto custo de manutenção. Os exemplos supracitados são as consequências de se adotar uma manutenção corretiva.

Sabendo das consequências negativas de uma manutenção corretiva no lucro da sua empresa, torna–se muito importante a redução desses efeitos, e, nesse sentido, a manutenção preventiva atua de uma forma muito eficiente.

Imagine se pudéssemos prever, por exemplo, a vida útil dos elementos das máquinas, seus possíveis momentos de quebras, o custo necessário da manutenção e quais os elementos com maior incidência de quebra. A manutenção preventiva, além de possibilitar tudo isso, também reduz os gastos com manutenção.

Entenda como a manutenção preventiva pode reduzir seus gastos com quebras e ainda aumentar sua receita líquida.

  • Reduzir paradas na produção

Suponhamos que sua empresa possui uma grande entrega que deve ser feita em um prazo curto de tempo. A produção está a todo vapor para garantir a satisfação do cliente e, de repente, uma de suas máquinas para de funcionar. Dependendo do problema, você talvez não conseguirá consertar a tempo. E não conseguirá fazer a entrega. Com isso, perderá a receita gerada pela venda daqueles produtos. Com um plano de manutenção preventiva, é possível saber em quanto tempo, em média, suas máquinas costumam quebrar. Com esse conhecimento você poderá sempre se programar e antecipar as quebras que por ventura poderão acontecer. E, por consequência reduzir as paradas inesperadas. Em um dos serviços prestados pela Impacto Jr., a empresa atendida conseguiu ainda uma redução de 70% do tempo médio de reparo, após adotar o plano de manutenção

  • Reduzir custos não planejados

Os serviços de manutenção requerem a compra de materiais e peças e a contratação de suporte técnico e mão-de-obra qualificada. Se são feitos de forma inesperada, a empresa acaba realizando gastos inesperados, e realocando recursos que seriam usados na produção para fazer os reparos. Além disso, também poderá haver um tempo perdido durante o aguardo dos materiais e mão-de-obra necessários para fazer os reparos.

  • Melhorar o controle do ciclo de vida dos ativos

Você sabe o quanto os gastos com manutenção corretiva impactam no faturamento total da sua empresa? Segundo o IBGE, serviços com manutenção e reparação de máquinas e equipamentos no Brasil chegam a 3,2% do faturamento bruto anual das empresas. Com a manutenção preventiva, além de se conseguir uma redução desses reparos, é possível controlar os gastos, pois o que é medido é possível de ser gerenciado. Ao controlar os serviços você gera dados que se transformam em conhecimento para tomada de decisões estratégicas que impactam na rentabilidade da sua empresa.

  • Aumentar a visibilidade das despesas

Muitas vezes você busca reduzir os custos da sua empresa, mas não sabe qual a melhor área para fazer isso, pois não consegue saber quais os reais gastos que existem. Fazer uma gestão de manutenção preventiva poderá te ajudar nesse aspecto. Você terá o controle de todos os seus custos e saberá exatamente quanto precisa gastar nessa área.

  • Capacitação e qualidade da mão de obra

Ao ter um planejamento da manutenção de suas máquinas e equipamentos, você poderá se planejar e capacitar seus funcionários para realizarem o serviço. Além de eliminar o custo com a contratação de terceiros, poderá também garantir um aumento na qualidade do controle da manutenção.


Para mais informações sobre plano de manutenção preventiva, acesse este link:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *