5 Vantagens de se realizar um PMOC na sua empresa

O avanço da tecnologia revolucionou de forma drástica a relação entre o homem e o planeta em que vivemos. Um dos pontos mais significativos dessa revolução foi, com certeza, a busca pelo controle de temperaturas em ambientes, dando origem à tecnologia do condicionador de ar, popularmente conhecido como “ar condicionado”.

Atualmente, a utilização dessa tecnologia está intimamente ligada à melhoria das condições dos ambientes de trabalho, mas ainda se restringe, em muitos casos, a uma simples preocupação com a temperatura, deixando de lado fatores importantes relacionados à qualidade do ar.

Uma organização que busca e preza pela qualidade, deve procurar aperfeiçoar cada vez mais qualquer sistema que envolva as atividades, onde a qualidade do ambiente se mostra um fator imprescindível aos colaboradores da mesma.

O Plano de Manutenção Operação e Controle objetiva justamente essa melhoria na qualidade do ar de ambientes climatizados, obtendo um ar puro e livre de bactérias causadoras de doenças respiratórias.

O PMOC é uma medida estipulada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o ministério do Trabalho e Emprego. O plano é obrigatório quando um estabelecimento ultrapassa a carga térmica de 60.000 Btu/h (5 TR), sendo a empresa analisada em um panorama geral, não apenas por setores.

No PMOC são estipuladas como devem ser feitas as inspeções e correções técnicas em cada ponto do sistema de ar condicionado, o número de ocupantes máximo de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.

Vale ressaltar que a elaboração de um PMOC deve ser realizada por profissional qualificado, de acordo com o descrito no Art. 12, item I, da Resolução CONFEA nº 218/73, que diz:

“Compete ao engenheiro mecânico ou ao engenheiro mecânico e de automóveis ou ao engenheiro mecânico e de armamento ou ao engenheiro de automóveis ou ao engenheiro industrial modalidade mecânica; o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a processos mecânicos, máquinas em geral; instalações industriais e mecânicas; equipamentos mecânicos e eletromecânico; veículos automotores; sistemas de produção de transmissão e de utilização do calor; sistemas de refrigeração e de ar-condicionado, seus serviços afins e correlatos.”

Embora a legislação obrigue às empresas a terem um PMOC estruturado, com o valor da multa podendo chegar a R$ 200.000,00, os resultados do plano não se restringem apenas à estar de acordo com a lei. São diversos os benefícios gerados pela elaboração do PMOC em sua empresa.

Listamos abaixo algumas vantagens que merecem destaque:

 

1.Certeza de um ar livre de contaminação:

A partir do momento em que várias pessoas estão juntas em um mesmo ambiente fechado, se torna muito mais fácil a transmissão de algumas doenças oriundas da má qualidade do ar. Com a implementação de um PMOC, é possível ter um maior controle desses fatores, aumentando a qualidade do ar no ambiente.

2.Aumento de vida útil dos equipamentos:

A durabilidade de um equipamento, seja ele qual for, está intimamente ligada a como é feita a sua manutenção. Com os equipamentos de ar-condicionado não é diferente. Sendo assim, é de extrema importância possuir um excelente plano de manutenção, aumentando a sua vida útil.

3.Conforto térmico:

Vivemos em um país onde a temperatura muda drasticamente nas diversas épocas do ano. Com isso, possuir um ambiente com uma temperatura controlada e agradável poderá trazer resultados satisfatórios, aumentando a produtividade de seus funcionários.

4.Redução dos gastos com energia elétrica:

Todo equipamento trabalha com mais facilidade se estiver com sua lubrificação, limpeza e manutenção em geral sendo feitos regularmente. A partir do momento em que você não oferece boas condições para o seu equipamento, ele acaba sendo “forçado” a trabalhar mais, e consequentemente consumindo mais energia elétrica para suprir esse esforço.

5.Melhoria na qualidade de vida:

A partir da junção de alguns itens citados anteriormente, a implementação de um PMOC com certeza irá trazer uma significante melhoria na qualidade de vida para as pessoas que utilizarem o ambiente climatizado. A partir de sua implementação, fatores como maior qualidade do ar, maior conforto térmico, menor proliferação de bactérias, entre outros, irão melhorar a qualidade de vida dos que convivem naquele ambiente, aumentando também a sua produtividade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *