Artigo realizado em parceria com a Acoplast Brasil.
Com as revoluções industriais e os avanços tecnológicos, as indústrias tiveram que se adaptar aos novos mercados
A automação nasce a partir do surgimento dessas tecnologias, criando processos industriais altamente conectados à rede, robótica e wi-fi.
Mas você sabe o que é automação industrial? Não? Não se preocupe!
Neste artigo você entenderá tudo sobre este assunto e falaremos, também, sobre as indústrias 4.0 e como as novas tecnologias (internet das coisas e big data) mudaram os rumos de todo o mercado industrial.
Animados?!
O que é automação industrial?
A automação industrial é a aplicação de algum tipo de tecnologia em algum processo dentro de uma operação industrial. Portanto, ela pode ser feita a partir de softwares ou hardwares e sua aplicação é feita com o objetivo de melhorar o desempenho produtivo da companhia.
Assim, o seu principal objetivo é justamente aumentar a autonomia das fábricas, reduzindo falhas e custos relacionados à mão de obra humana.
Alguns benefícios da automatização para a sua indústria, são:
- Aumentar a produtividade da empresa;
- Reduzir mão de obra e custos;
- Simplificar diferentes processos que ocorrem na indústria;
- Melhorar confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos e máquinas industriais.
Viu? A automação é isso! É a automação de processos, máquinas e operações dentro de uma empresa, sempre com o propósito de melhorar o desempenho destas atividades.
Como a automação surge nas indústrias?
Ela se tornou extremamente popular em ambientes industriais, pois com os avanços tecnológicos e o surgimento da internet, de sistemas ciber-físicos, wi-fi, internet das coisas, armazenamento por nuvem e robótica, ela se tornou altamente acessível aos mais variados tipos de processos industriais.
Hoje em dia as indústrias que utilizam as tecnologias citadas acima são chamadas de indústrias 4.0
Mas, o que é indústria 4.0?
São companhias que implementam tecnologias com o objetivo de automatizar algum processo em sua operação.
Pessoas que trabalham nesse tipo de indústria utilizam sistemas ciber-físicos com o objetivo de controlar e gerenciar toda a sua operação de forma mais assertiva, melhorando o desempenho das máquinas e gerando embasamento para uma melhor tomada de decisão.
Big Data e Internet das Coisas
Dentre todas as tecnologias citadas ao longo do artigo, as que merecem maior destaque são essas duas.
A big data refere-se a um grande volume de dados, podendo estes serem utilizáveis ou não. Com a big data a sua análise de dados é feita de forma mais precisa. Assim é possível obter insights valiosos que levam a melhores tomadas de decisões.
De outro lado e não menos importante, a internet das coisas é um sistema que facilita o “diálogo” entre os seres humanos e as máquinas, fazendo com que este diálogo seja feito em tempo real.
Portanto é possível obter informações sobre o estado dos equipamentos e ter uma visão sistêmica (do todo) da sua operação.
Com a união de sistemas cibernéticos e físicos nestes equipamentos, é a engrenagem que sustentará a indústria do futuro.
A importância das redes de comunicação industriais
Devido a complexidade dos processos industriais, se tornou fundamental utilizar sistemas que garantem maior velocidade e segurança na troca de dados.
É imprescindível ter uma rede de comunicação industrial conectada a uma central de controle, para que assim todo problema que possa ocorrer em seus equipamentos, seja comunicado na central.
A partir disso você consegue maior gerenciamento e monitoramento de ativos, analisando qual é a sua disponibilidade e confiabilidade.
Por que devo monitorar os meus ativos?
O monitoramento de ativos é o controle de toda a sua operação. Ele é feito a partir de sensores e controladores que podem ser colocados em:
- Sistemas de acionamento;
- Máquinas acionadas;
- Redutores de velocidade;
- Motores industriais;
Dúvidas relacionadas a redutores e motores? Leia nosso artigo: redutor ou motoredutor? Entenda qual você deve escolher!
Assim é possível colher informações sobre o funcionamento de cada equipamento, avaliando se há algum tipo de problema ou se eles estão em pleno funcionamento.
Com a utilização do monitoramento de ativos em sua indústria, você consegue:
- Reduzir custos em sua produção e manutenção, visto que qualquer problema será notificado em uma central;
- Otimizar sua produção industrial;
- Garantir maior segurança aos funcionários;
- Dentre outros benefícios.
Para maiores informações sobre este serviço de monitoramento, acesse nosso artigo: “O que é monitoramento de ativos?”
Conclusão
Viu como a automação industrial pode trazer diversas vantagens e competitividade para sua companhia?
Lembre-se que quanto mais cedo você implementar o monitoramento de ativos e as tecnologias presentes nas indústrias 4.0, mais cedo você conseguirá se destacar em relação à sua concorrência.
Espero tê-lo ajudado e até a próxima.
Artigo desenvolvido pela Acoplast Brasil, empresa referência na fabricação e distribuição de acoplamentos, motoredutores e redutores de velocidade.
Quer saber mais sobre automação? Clique aqui.
[…] Se quiser saber mais sobre a necessidade e os benefícios da automação industrial leia o nosso artigo: https://impactojr.com/2019/03/15/automacao-industrial-entenda-tudo-a-respeito-deste-assunto/ […]