Oportunidades de trabalho e expectativas na área de Engenharia Mecânica.

Uma das principais inseguranças dos alunos que cursam Engenharia é a disponibilidade de vagas destas profissões, principalmente que consigam integrar a grande quantidade de mão de obra de profissionais que possuem pouca experiência dentro do mercado de trabalho. Neste artigo, vamos esclarecer quais são as principais oportunidades que um Engenheiro Mecânico tem e as expectativas para o futuro da profissão.

Mas afinal, com o que um Engenheiro Mecânico normalmente trabalha?

 A área de atuação de um Engenheiro Mecânico é ampla e essencial para a continuidade e otimização dos processos fabris, principalmente no Brasil onde muitas indústrias possuem o maquinário sucateado e, neste contexto, cabe ao profissional: projetar, desenvolver e dar continuidade ao projeto, garantindo que ele seja durável e que preserve o bom funcionamento da máquina. Muitas vezes também somos encarregados de gerir a manutenção dos maquinários pesados dentro de uma indústria. Normalmente, dentro de uma grande empresa, trabalhamos com uma equipe que é especializada em dar manutenção em algum segmento da indústria e, somos muitas vezes a principal força de trabalho inventiva nesta situação.

 Podemos citar alguns segmentos de indústria em que há a presença constante de Engenheiros mecânicos: Indústria Automobilística, naval, aeronáutica, metalúrgica, petróleo e gás, entre outros. Esta diversidade de setores está intrinsecamente relacionada com disciplinas estudadas durante o curso, como processos de fabricação, motores e bombas.

 Com a modernização da sociedade, outras áreas de atuação foram sendo integradas e relacionadas com a profissão, como a automação e serviços de climatização, que serão melhor abordados nos próximos tópicos.

Para saber mais sobre como um engenheiro mecânico atua leia o nosso post: https://impactojr.com/2021/10/21/como-um-engenheiro-mecanico-atua/

Quais são as principais oportunidades de trabalho na atualidade?

  As oportunidades de trabalho para a Engenharia Mecânica, como antes citado, se mostraram muito amplas ao passo que a indústria brasileira se diversificou. Deste modo, podemos mostrar a diversidade de ofertas com alguns concursos populares que foram abertos recentemente, entre eles o da Petrobrás em que foram abertas 157 vagas para este segmento, as provas foram divididas em questões de conhecimento geral e específico, o salário inicial dos aprovados no processo será de R$ 11.716,82. Outra indústria que geralmente abre vagas na região é Vale do Ipiranga, onde a maioria destas são específicas para a manutenção dos maquinários pesados e dos trens de cargas, entre eles podemos citar o trabalho para a conservação dos carros torpedos, responsáveis pelo transporte de gusa líquida, transportes que podem chegar até 500 toneladas na indústria siderúrgica Ipatinguense.

 Outro ramo que está sendo cada vez mais valorizado é na área de recursos humanos e gestão de pessoas, como já dito anteriormente, você, formado, deve ser capaz de coordenar uma equipe que ficará responsável por realizar um projeto mecânico, seja como projetista, ou participando na gestão de manutenção de toda a indústria. Neste sentido, é indiscutível a necessidade do profissional desta área em ter soft skills, principalmente aquelas voltadas para a liderança e a habilidade de relacionamentos pessoais e socioemocionais.

 Tendo como base estas necessidades atuais do mercado de trabalho, nós da Impacto oferecemos um ambiente empresarial que possibilita o crescimento pessoal e profissional do estudante de engenharia mecânica da UFJF. Se quiser saber mais sobre os benefícios de ser Impacto acesse o link: https://impactojr.com/2018/03/19/por-que-fazer-parte-da-impacto-jr/

O futuro da profissão

 Com o advento da indústria 4.0, as oportunidades de emprego para um engenheiro mecânico mostraram estar alinhadas a esta nova realidade corporativa e industrial. Podemos notar, por exemplo, o aumento pela demanda da automação industrial, seja ela de pequenos ou grandes processos, além de ser um interesse de pequenos empreendedores que buscam baratear o preço das suas produções, tornando a mais competitiva, ou por questões de segurança e comodidade, uma vez que vários desses processos são feitos artesanalmente.

 Deste mesmo modo, com o aumento das temperaturas médias anuais, cresceu também a procura por serviços de climatização, segmento que aumenta a comodidade de todos os profissionais e civis que tenham esta necessidade, seja em algum processo de frigoríficos ou em escritórios. Este tipo de serviço foi responsável pelos principais projetos da nossa empresa, podendo ser citado os projetos de climatização na fábrica da Mercedes Benz e no Independência Shopping.

 Levando em consideração este cenário de inovação no nosso setor laboral, é importante que o profissional também desenvolva e seja capaz de entender a maioria destes novos processos. Deste modo, é de extrema necessidade que o engenheiro possua conhecimentos de programação, visto que ela será a principal responsável por dar norte aos processos de automação. Outrossim, saber se comunicar em inglês é uma habilidade que é muito cobrada na atualidade, principalmente por conta da globalização dos processos e a necessidade da sua participação nos mesmos.

 Se quiser saber mais sobre a necessidade e os benefícios da automação industrial leia o nosso artigo: ​https://impactojr.com/2019/03/15/automacao-industrial-entenda-tudo-a-respeito-deste-assunto/