A importância de um Sistema de Refrigeração

O entendimento sobre refrigeração ainda é restrito pelas empresas de um modo geral, porém torna se cada vez mais importante conhecer melhor sobre o assunto para saber suas utilidades e como ela impacta diretamente e indiretamente na sua empresa. O estudo da refrigeração pode ser aplicado em diversos setores para muitas funcionalidades, trazendo benefícios na qualidade do produto final.

Para entender melhor as formas que a refrigeração pode atingir a produção e seu resultado, mostraremos como essa relação ocorre de forma direta e indireta no produto final da sua empresa.

  • Impacto direto ao produto final:
  • Ramo alimentício:

Começaremos então pelo impacto gerado de forma direta, que se dá tanto no ramo industrial como no ramo de serviços. A refrigeração é necessária de acordo com as características de cada segmento, para setores alimentícios, por exemplo, é imprescindível a utilização de um sistema especializado, não só para gerar qualidade, como também para manter os produtos em condições de conservação, tal como, na área de laticínios, frigorífico e serviços de distribuição, mantendo as respectivas temperaturas exigida por cada setor. Em geral nesse ramo a ausência desse sistema aplicado ou a aplicação do mesmo de forma inadequada, gera consequências no produto em questão, assim, poderá acelerar ou provocar a redução da qualidade ou inutilização desses alimentos.

  • Outros setores:

Não só os alimentos precisam da refrigeração para uma entrega final de qualidade, outros setores possuem alguns processos que precisam ser operados em determinadas faixas de temperatura, como subestações, tanto industriais como as das prestadoras de serviços, objetivando melhor rendimento, maior tempo de vida dos equipamentos e consequentemente redução do gasto. As cervejarias igualmente necessitam desse controle, por ter todo seu processo controlado termicamente, do mesmo modo em indústria farmacêutica pela conservação de medicamentos, soros e outros produtos, por sua vez na indústria têxtil se faz necessária por fazer uso de materiais como o algodão, material hidrófilo, bem como os setores de equipamentos eletrônicos para que os requisitos exigidos pelo mercado sejam atingidos, além de os mais variados ramos e sub-ramos aqui não citados.

  • Reconhecimento:

Para se ter uma ideia de tamanha importância da refrigeração, a mesma é um fator relevante para adquirir a certificação conforme a ISO 9001:2008, que é a norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente, garantindo à empresa um selo que comprova sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de seus clientes com excelência.

  • Impacto indireto:

Após apresentar um pouco da influência direta, falaremos da forma indireta disso acontecer, principalmente na área de serviços. A refrigeração está relacionada com o conforto de pessoas. Temperatura ideal é uma necessidade fisiológica, nesse caso, esse efeito irá atingir o bem-estar dos funcionários e consequentemente o seu desempenho durante o serviço realizado.

Portanto quando o funcionário atua no ambiente ideal sua produtividade é automaticamente afetada, estando mais dispostos a exercer as mesmas e assim fornecendo produtos e serviços melhores. Os ambientes termicamente confortáveis favorecem a maximização da qualidade dos serviços, o trabalhador se sente mais atraído pelo posto de trabalho, por sua atividade e pelos resultados positivos das tarefas, haja vista a diminuição de queixas, tanto quanto às necessidades individuais quanto à doenças adquiridas nesses ambientes, resultando a diminuição de custos operacionais.

  • Regulamentação:

Para tanto, existe uma lei de regulamentação PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle), que determina essas circunstâncias de refrigeração em um ambiente de trabalho. Veja aqui mais sobre a lei PMOC.

    Fica evidente a interação entre a refrigeração e a qualidade final do produto, todos esses pontos citados, interferem propriamente na melhoria das empresas de um modo geral, em sua produtividade, atendimento, serviços realizados e fornecidos, consequentemente, melhorando sua atuação, seu produto final, sua competitividade no mercado e seus lucros.


Links relacionados: