Objetivos e como se adequar a NR 36

Um dos desafios para a indústria frigorífica, atualmente, é o alcance da segurança adequada disponibilizada a seus trabalhadores, estipuladas pela NR 36, frente aos desafios da pandemia de COVID 19.  Neste artigo, iremos elucidar melhor os objetivos desta norma e como adequar seu sistema de refrigeração segundo ela.

O QUE É A NR 36 E QUAIS SÃO OS SEUS OBJETIVOS?

              A NR 36 (Norma Regulamentadora 36) consiste num conjunto de regras técnicas laborais que visam controlar, avaliar e monitorar os riscos apresentados no ambiente de trabalho refrigerado ao trabalhador, especialmente na indústria de abates e processamento de carnes e derivados para o consumo humano. A falta de ergonomia e os desacordos do sistema de refrigeração em relação ao conforto térmico e ventilação são um dos principais riscos a saúde num ambiente de temperatura controlada.

Mais informações sobre as Normas Regulamentadoras: https://impactojr.com/2021/05/13/o-que-sao-as-normas-regulamentadoras/

O QUE DEVE SER FEITO?

               Para adequar seu frigorífico a NR 36 é essencial a instalação de um sistema de ventilação que evite a ocorrência de correntes de ar aplicadas diretamente aos trabalhadores, além de garantir manutenção dos níveis adequados de amônia estipulados pela NR 9. Outra adequação necessária é o controle dos sistemas de refrigeração, temperatura, velocidade do ar e da umidade em ambientes fechados, além da manutenção constante dos equipamentos.

É importante estar atento as especificações expressas em outras Normas regulamentadoras, principalmente as que tangem a utilização de máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho (NR 12) e sobre ergonomia.

Mais informações sobre a NR 12: https://impactojr.com/2021/05/26/nr12-o-que-e-e-como-se-adequar-a-ela/

NR 36 E A QUESTÃO DA COVID 19

                Com o advento da COVID 19, a NR 36 está em pauta no Senado Nacional que visa a alteração de alguns artigos da norma, ao contrário do que se pode pensar, esse debate gira em torno da diminuição dos equipamentos de proteção individual dos trabalhadores, mesmo que o segmento apresente 2,8 mil afastamentos pela doença no último trimestre de 2020. A única área com mais afastamentos por esse motivo no mesmo período foi a dos profissionais da saúde. Dito isso, a importância da manutenção dos sistemas de ventilação e dos EPIs se tornam mais claros no contexto da pandemia do Coronavírus.

Como se adequar a ela?

                Para se adequar a NR 36 é importante primeiramente identificar possíveis desatualizações e necessidades de manutenções no seu estabelecimento e, caso sejam identificados problemas na empresa, contatar uma empresa especializada no serviço de manutenção e refrigeração dos ambientes para adequá-la a norma estipulada.

Mais informações sobre como adequar sua empresa as normas regulamentadoras e evitar prejuízos:  https://impactojr.com/2018/04/24/adeque-sua-empresa-as-normas-regulamentadoras-e-evite-prejuizos/

                 Nós da Impacto oferecemos serviços de regulamentação e de climatização e refrigeração. Fazemos um acompanhamento técnico na sua empresa e encontramos as melhores soluções para se adequar a NR 36.

Solicite um diagnóstico gratuito com a sua empresa no link: https://impactojr.com/diagnostico/

Ou entre em contato pelo telefone e WhatsApp (32) 99935-9627