5 principais aspectos para a realização de projetos mecânicos

Projetos mecânicos são inovadores por si só, possuindo em sua natureza toda a personalização e flexibilização, sendo totalmente diferentes entre os mesmos e desenvolvidos exclusivamente a cada cliente. Devido a esses fatos, os fatores e aspectos que são levados em conta se alteram, e o que deve ser considerado e analisado varia entre diversos projetos. Dessa forma, a seguir citamos alguns dos principais aspectos que são levantados durante a execução de um projeto mecânico e que modificam os resultados finais que serão entregues.

1. Necessidade do cliente:

O que nos move é o impacto que nossos projetos causam na realidade de nossos clientes. Visando isso, tudo é pensado de forma a atender suas reais necessidades e desenvolver e alavancar seu empreendimento.

Em um primeiro contato conhecemos sua realidade, seus desejos e ajudamos a identificar suas necessidades, então buscamos soluções e traçamos estratégias para supri-los. Assim, podemos definir um modelo geral para o projeto que contemplará as funções necessárias para atingir seu objetivo, o modelo final é definido a partir do alinhamento com o cliente para que o mesmo atenda às suas expectativas. Dessa forma com o modelo final definido, requisitos por parte do cliente são coletados, analisados e incorporados ao projeto concretizando a personalização adequada.

2. Cálculos e metodologias:

A formulação da ideia geral da máquina é deveras importante, pois irá especificar como ocorrerá seu funcionamento, além de aspectos gerais como mecanismos característicos, e como irão se comportar como um todo e sua dinâmica geral. Entre os mecanismos podemos citar principalmente elementos de máquinas como eixos, engrenagens, mancais de rolamento, motores, muito importantes e presentes em quase todos os tipos de máquinas atuais, tipos de mecanismos mais especiais são também pensados para as máquinas, sendo essas escolhas determinadas da melhor forma para cada momento. Com base nos elementos, cálculos devem ser realizados para dimensionamentos, sendo estes cálculos baseados nas literaturas conhecidas. Além de elementos, cálculos estruturais e de dinâmica dos movimentos também devem ser analisados e realizados para os devidos fins.

3. Dimensões:

Na Impacto, a principal questão para dimensionar o projeto de uma máquina é saber qual o espaço disponível que o cliente possui para colocá-la e considerar como ela será utilizada, por exemplo, a altura do funcionário que irá trabalhar nela, verificando questões relacionadas a ergonomia. A maneira como a máquina funcionará também diz a respeito das forças e a que estará sujeita. Essa é uma parte muito importante e é levada muito a sério durante a execução de projetos.

As dimensões então sempre são feitas considerando as necessidades do cliente e os resultados dos cálculos. Após o dimensionamento também são adotadas as tolerâncias necessárias para garantir o menor desgaste da máquina e sua maior durabilidade, tal como o funcionamento adequado.

4. Material e equipamento:

O material e os componentes da máquina também são pensados durante a execução dos projetos, constituindo um aspecto muito importante e mais palpável ao cliente.

Muitos setores industriais, como alimentício por exemplo, necessitam de materiais específicos para as peças que entram em contato com o alimento adequando-se a higienização, como a necessidade do trabalho em aço inox, em ambientes mais voltados a fabricação, materiais são voltados a segurança inerente ao projeto. Na execução dos projetos, sempre é feita uma análise inicial com base nas normas técnicas para, além de criar um projeto eficiente, garantir que esteja regularizado.  Os equipamentos para o projeto também são definidos de forma que possuam a confiabilidade em relação aos cálculos, e também o melhor custo benefício, que será relatado a seguir.

5. Custo-benefício:

Outro aspecto como levantado anteriormente é o custo-benefício, este que afeta diretamente em todos os outros aspectos citados anteriormente, principalmente relacionado as dimensões da máquina e os materiais e equipamentos que serão determinados. Tudo é alinhado vendo os prós e contras das devidas escolhas, e os impactos que irão afetar no resultado final e seu consequente custo de fabricação.  Buscamos funcionalidades atendendo suas necessidades e expectativas dentro de sua realidade. Por exemplo, para atender clientes que não apresentam necessidade por máquinas automatizadas, buscamos por praticidade, já para clientes que querem aumentar e otimizar sua produção, máquinas mais robustas e automatizadas são mais recomendadas. Adaptamos cada projeto para cada realidade.

Em cada decisão em que se tem duas ou mais opções de escolha, fazemos uma comparação analisando todas as vantagens, desvantagens e como tal escolha afetará o cliente. Definimos material, peças e componentes pensando no retorno que trará para o cliente, menor custo de fabricação e de manutenção da máquina.


Se interessou? Entre em contato com a Impacto agora mesmo e agende um diagnóstico em sua empresa! Leia mais sobre Projetos Mecânicos nos links abaixo:

Links relacionados: