A importância da otimização dos processos de fabricação

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa nada fácil, pois é um sistema que se encontra em constante mudanças, envolvendo um corpo de funcionários, ordem nos departamentos, uma boa gestão de pessoas, e também um planejamento financeiro adequado. No entanto, algo que realmente atrapalha qualquer gestão é o desperdício, seja ele de tempo, de argumentos, ou de matéria-prima da produção.

Voltando para tal situação, muitas empresas vêm se preocupando cada vez mais com o controle de qualidade de seus produtos, como também com o tempo gasto e material utilizado. Além de uma baixa produtividade, que pode estar ligada a diversos fatores do cotidiano de uma empresa e três deles e os mais comuns sâo: a má gestão de funcionários, máquinas obsoletas e pouco automatizadas, e a falta de um retrofit de máquinas.

A má gestão de funcionários

A gestão errada de um corpo de funcionários pode influenciar diretamente na produtividade de uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. Uma vez que, são eles que vão movimentar toda ela, é de extrema importância que eles se encontrem motivados e engajados nas metas traçadas pela administração da empresa. Entendendo seu papel, para poder executá-lo de forma eficiente. Para garantir tal eficiência, os funcionários devem ter suas funções bem definidas, e datas estipuladas para o cumprimento de suas metas individuais. Assim, o interessante é que a empresa possua funcionários que trabalhem em sintonia e harmonia com todo sistema da empresa, promovendo alta produtividade em todo sistema.

As máquinas serem obsoletas e ultrapassadas

Da mesma forma, temos a questão das máquinas obsoletas e sem automação. É indiscutível a importância de que as máquinas estejam diretamente ligadas ao quanto a empresa pretende crescer, não tem como almejar maior produtividade se o maquinário não é capaz de suportar esse crescimento.  Logo, é de grande interesse que as máquinas de uma empresa sejam atualizadas, e monitoradas para que não se tornem obsoletas. Pois, é dessa forma que a empresa irá obter um maior desenvolvimento, acompanhar o mercado e suas demandas, e ainda sair na frente da concorrência que é o esperado.

A falta de um retrofit de máquinas

Igualmente, temos a situação da falta do retrofit das máquinas. É duvida de muitos o que seria um retrofit, mas é algo simples de explicar, não passa de uma atualização e modernização de máquinas e equipamentos. O retrofit, assim como a troca de máquinas obsoletas, são iniciativas que mudam totalmente uma empresa, de forma positiva claramente. Pois, no processo, as partes móveis são trocadas, e as desgastadas recuperadas ou substituídas, todo sistema eletrônico e interface de comando também são modernizados. Além disso, tem a falta da automatização nas máquinas, que causa a baixa produtividade. Uma máquina automatizada permite uma produção mais veloz, mais eficiente, e com mais qualidade, diminuindo o índice de retrabalho.

Figura 1: exemplo de uma máquina antes e depois do retrofit.

A otimização e o seu impacto na empresa!

A otimização dos processos de uma empresa promove a permanência de uma fase lucrativa, quando aparecem erros, é mais fácil localizar o problema e resolvê-lo o quanto antes. E em momentos de crise, o controle é encontrado mais rapidamente. Pois, a otimização produz uma maior e melhor organização, além conhecimento do sistema por completo.

Figura 2: A otimização do processo de fabricação pode aumentar a produtividade da sua empresa.

Concluindo, observando a demanda atual das empresas, a necessidade de expansão da produção, a atualização e modernização dos equipamentos, e a organização dos dados e corpo de funcionários, fica claro que é preciso de um método adequado para a sustentação do sistema. Logo, a otimização dos processos e do tempo de produção, são métodos organizados, e de fácil acesso, de modificar uma empresa por completo. Que traz desenvolvimento para as empresas, um período de crescimento e estabilidade lucrativa, funcionários trabalhando em sintonia e harmonia. Gerando um negócio bem sucedido e promovendo satisfação entre todos os envolvidos, incluindo o corpo de funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *