NR12: O QUE É E COMO SE ADEQUAR A ELA

Adequar sua fábrica e processo de produção às normas regulamentadoras pode ser um desafio. Além disso, ainda se deve entender quais as normas necessárias para isso. Uma das principais Normas é a NR12. E é sobre ela que iremos falar hoje.

Adequar sua fábrica e processo de produção às normas regulamentadoras pode ser um desafio. Além disso, ainda se deve entender quais as normas necessárias para isso. Uma das principais Normas é a NR12. E é sobre ela que iremos falar hoje.

O que é a NR 12?
A NR 12 (Norma Regulamentadora nº 12) é um conjunto de normativas técnicas que são aplicadas diretamente para garantir padrões de utilização de máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho. Com o intuito de promover a saúde ocupacional, a prevenção de acidentes e a eliminação dos riscos presentes no ambiente de trabalho.
As máquinas e equipamentos são alguns dos principais fatores de risco que existem no ambiente de trabalho. E, sua utilização pode gerar riscos de acidente de todos os tipos, seja físico, químico, biológico, etc

Saiba mais O Que São as Normas Regulamentadoras!

Onde deve ser aplicada?
A NR 12 é de grande importância, pois tem o objetivo de organizar uma grande quantidade de questões relacionadas à segurança do trabalho, por isso, deve ser aplicada em indústrias em geral. Além disso, é necessário em todo tipo de empreendimento que tenha a utilização de maquinário, como, por exemplo, máquinas usadas em açougues, panificação, marcenarias, etc.

Saiba mais sobre a importância de um Layout de Segurança e como ele pode ajudar sua empresa!

Atualizações recentes na NR 12
O documento, atualizado a partir da Portaria Nº 916, de 30 de julho de 2019, versa sobre a análise de risco dos projetos e impõe a adoção de barreiras físicas fixas e móveis em todo equipamento que apresenta um ponto de esmagamento, agarramento, movimento, prensa, corte ou etc
Um exemplo: Em um caso onde em uma fábrica que tenha uma prensa hidráulica e nela não existe barreira física fixa ou móvel, temos várias saídas. Uma das saídas seria botar uma barreira de lasers de detecção de movimento que ao passar por eles, a prensa corta energia e não funcionaria mais.

Como adequar a sua empresa à ela?
Para se adequar à NR 12, temos alguns passos importantes que podem ser executados:
1º Passo: Procurar saber mais das especificações e tópicos específicos que são abordados no texto oficial da NR 12.
2º Passo: Tentar identificar se realmente o seu estabelecimento/fábrica precisa ser normalizado.
3º Passo: Contatar uma empresa especialista no serviço de regulamentação para adequar seu estabelecimento às normas.

Saiba mais como adequar sua empresa às normas regulamentadoras e evitar prejuízos!

Gostou do conteúdo? Faz sentido para a sua empresa este serviço? Se está procurando uma empresa que faça isso com excelência entre em contato conosco.

Nós da Impacto Consultoria oferecemos o serviço de Regulamentação. Fazemos um acompanhamento com você, no seu estabelecimento, e encontramos a melhor maneira de se adequar à NR 12!

Solicite um diagnóstico gratuito com nossa empresa através do link: https://impactojr.com/diagnostico/

Ou entre em contato pelo telefone e Whatsapp: (32) 98400-5331