5 Benefícios da Manutenção Preventiva

Fazer a manutenção de equipamentos é, na maioria das vezes, complexa, pois envolve uma parada na produção. Entretanto, é um processo sempre necessário aos equipamentos. Mas qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva? Qual a importância da manutenção preventiva? É o que você aprenderá hoje!

 Manutenção preventiva x Manutenção corretiva

 

A manutenção preventiva visa prevenir os equipamentos de possíveis erros ou defeitos, efetuando correção ou a troca de componentes antes que apresentem alguma falha. Enquanto a manutenção corretiva é uma medida tomada para corrigir problemas já ocorridos no equipamento, que pode ser um simples componente defeituoso a uma quebra total do equipamento, além de possivelmente parar uma produção inteira, dependendo da importância deste, no processo produtivo.

Antes de falar dos benefícios da manutenção preventiva, precisamos nos atentar que, quando feita de forma incorreta, ela pode gerar custos desnecessários, como por exemplo, componentes e peças que ainda têm uma longa vida útil sendo trocados de forma equivocada.

Dito isso, quais as vantagens da manutenção preventiva?

 

1- Melhora o controle das atividades da empresa

Podemos citar primeiramente o melhor controle nas atividades da empresa, visto que, tendo uma rotina de manutenções dentro da empresa, torna-se mais agradável gerir a produção em funcionamento

2- O equipamento é mais produtivo

Além disso, tendo este cuidado constante com os equipamentos, eles passam a oferecer sempre o ideal de sua capacidade produtiva, que somado a mais tempo em pleno funcionamento, mantém uma produção com mais constância, com menos falhas, logo, menos acidentes, paradas e uma otimização do tempo dos operadores dos equipamentos.

3- Ela agrega mais conhecimento sobre o equipamento

Um outro ponto a favor da manutenção preventiva, quando feita corretamente, é o conhecimento que ela agrega ao dono sobre os seus equipamentos, principalmente devido a interação entre ele, o dono, e quem efetua a manutenção. Ele passa a conhecer melhor o que possui, passa a entender mais sobre os processos que executa, além de poder ajudar na operação e no cuidado dos equipamentos.

4- Ela não é um gasto e sim um investimento!

A manutenção preventiva também é um fator importante na economia de uma empresa. Com ela, é possível reduzir custos operacionais, causados por pausas na produção e mais do que isso, ajuda a diminuir os gastos com equipamentos, peças e componentes sobressalentes desnecessários.

5- Ela evita gastos extras com manutenções corretivas

Por último, um dos benefícios mais importantes gerados pela rotina de manutenções preventivas é a diminuição das manutenções corretivas e os gastos que estas correções trazem. Visto que a manutenção corretiva é feita após a falha ou defeito, os gastos incluídos nela podem ser desde a simples troca de algum componente defeituoso ou em casos mais severos, a compra de um equipamento inteiramente novo.

 

Agora que conhecemos mais e sabemos mais sobre a importância da gestão de manutenção e manutenção preventiva, que tal conhecer um pouco mais sobre a Impacto Consultoria? Nós oferecemos o serviço de Gestão de Manutenção. Junto a você, criamos, através do estudo dos equipamentos, a melhor rotina de manutenção, adequada exatamente para sua empresa! Saiba mais aqui.