Movimento Empresa Júnior

Você já sentiu a necessidade de aprender algo que vai além das salas de aula? Já se sentiu desmotivado com o seu curso? Já se viu confuso em meio às variadas vertentes de seu curso, sem saber em qual área se aprofundar?

Se você está na faculdade com certeza já deve ter passado por pelo menos alguma dessas situações. Para contornar tais empecilhos, participar de uma atividade extracurricular é uma boa estratégia, e dentro do leque de possibilidades que você possui, a melhor escolha é fazer parte do movimento empresa júnior, MEJ.

O movimento surgiu em 1967 na França e veio para o Brasil em 1988. Uma empresa júnior é uma empresa como qualquer outra, a única diferença é que ela é composta por alunos. Formar empreendedores através da vivência empresarial é o principal objetivo do movimento.

 Em todo o Brasil são mais de 570 empresas juniores, onde são reguladas por 25 federações contando com mais 16 mil empresários juniores que já realizaram mais de 8600 projetos.

Frente a essa realidade está a empresa júnior Impacto Consultoria, que gestão após gestão mostra resultados cada vez mais expressivos, e com ousadia chama cada vez mais a atenção de todo o Movimento.

No movimento empresa júnior muita coisa legal acontece, o que pode te ajudar a encontrar respostas para as perguntas do início do texto.

Dentre os vários, destacamos alguns pontos importantes:

  • Vivência empresarial

Conforme já dito, uma empresa júnior funciona como uma empresa normal. Existe uma disposição de cargos como assessores, gerentes e diretores. Essa é uma chance de experimentar um ambiente empresarial ainda dentro da faculdade, algo que certamente você não terá em sala de aula. Essa oportunidade também pode se tornar a porta de entrada para novas jornadas na sua vida, já que com a experiência que irá obter, o ingresso em uma empresa renomada torna-se mais fácil.

  • Aprendizado por gestão

Uma empresa júnior tem muito mais a oferecer do que a aplicação dos conhecimentos em sala de aula. O grande diferencial do MEJ é a oportunidade que ele oferece de desenvolver capacidades de liderança e gestão. Uma vez dentro de uma empresa júnior, você poderá chegar a cargos de direção, onde será capaz de utilizar e aprimorar suas habilidades de liderança, gestão de recursos, tempo e pessoas. Outra vantagem é o contato com profissionais da área. Isto permite que você adquira conhecimento e seja capaz de ampliar seu networking podendo, em um futuro, concorrer com eles mesmos.

  • Ampliar sua visão

Uma vez dentro da empresa, você terá contato com uma carta de serviço que abrange diversas áreas do seu curso. Através da execução de projetos, você terá a oportunidade de ir mais a fundo em cada uma delas e perceber com qual delas você tem maior afinidade, adiantando a sua vida desde o trabalho de conclusão de curso até em uma especialização. Além disso, você poderá desempenhar cargos de outras áreas que a princípio não estão previstas em sua grade curricular, são áreas como marketing, gestão de pessoas, finanças dentre outras. Além de enriquecer o seu currículo, isso também abrirá a sua mente a novas possibilidades para sua carreira.

  • Aplicação dos conceitos teóricos

Certamente você já ficou entediado no meio de uma aula por mais que seu professor dissesse que aquilo era importante para sua formação. Isso acontece porque você só viu a teoria e não viu onde aplicar. Ao entrar em uma empresa júnior você ganha a oportunidade de aplicar os conceitos vistos em sala de aula diretamente em projetos, que impactam nos clientes, na empresa e na sua própria formação. Você poderá realizar diversos tipos de projetos das áreas mais variadas, aprimorando e fixando diversos conceitos. Participar de uma empresa júnior irá te estimular a ficar atento a todas as aulas para captar qualquer coisa que lhe possa facilitar a vida naquele projeto complicado, ou até mesmo trazer ideias novas para a empresa.

  • Autoconhecimento

Muitas vezes você vai se deparar com projetos desafiadores seus professores até podem te passar bastante conteúdo durante as aulas, mas é impossível passar tudo. Ou pode ser que você ainda não tenha cursado a disciplina que necessária para aquele projeto e tenha que se virar. Realizar projetos trata não só de aplicar conhecimentos, mas também de buscá-los. Uma ótima forma de aprender a pesquisar e estudar sozinho é estando numa empresa júnior.

Ao final de tudo isso com certeza você se interessou pelo movimento. Movimento que irá gerar diversos benefícios para você e para a sociedade ao seu redor, portanto fique atento pois o ingresso nas empresas juniores decorre normalmente de processos seletivos.

Se quiser ver de perto como vai a vida daqueles que passaram pelo movimento acesse:

https://brasiljunior.org.br/pos-junior

Se quiser ver de perto a rotina de um empresário júnior, faça uma visita à Impacto, temos uma equipe pronta para te dar mais informações e também para te orientar nesta futura jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *