Benefícios dos softwares CAD

Como melhorar a qualidade de produtos e otimizar projetos a partir de softwares de engenharia.

Em um mundo onde a busca por projetos eficientes é cada vez maior e onde a concorrência é cada vez mais acirrada, um projeto inovador pode ditar o rumo da indústria.

Como toda inovação, algumas alterações no projeto original serão necessárias para o perfeito funcionamento do mesmo. Projetar, construir e depois testar através de protótipo físico torna o desenvolvimento muito custoso. Quando se realiza alguma alteração no projeto, geralmente, é necessário a confecção de outro protótipo, encarecendo ainda mais o mesmo.

Uma alternativa mais barata e visual é a adoção de modelagens computacionais em 3D através de softwares CAD (desenho assistido por computador). Com ela, é possível visualizar o projeto final, realizar simulações e efetuar alterações rápidas sem a necessidade de se construir um protótipo físico. Com isso, os custos de desenvolvimento caem drasticamente.

No âmbito da Engenharia Mecânica, essa técnica de modelagem tridimensional é bastante utilizada por conta das vantagens que ela traz. Entretanto, como se trata de um trabalho realizado através de um programa, demanda um conhecimento técnico específico, tanto da funcionalidade do programa quanto de engenharia. Por exemplo, é necessário que o projetista saiba como escolher a folha ideal a ser utilizada, normas de desenho técnico e como simplificá-lo a fim de não ter nenhum erro de informação, etc.

Abaixo, listamos algumas vantagens das modelagens e como elas podem contribuir na sua realidade.

  • Aumento da qualidade

Com tantas ferramentas de desenho disponíveis em todos os recursos CAD, a qualidade está intimamente ligada à precisão com que podemos fazer modelagens e simulações. Logo, há uma enorme riqueza de detalhes que transparecem profissionalismo e garantem um entendimento completo do objeto.

Quem busca expor seus produtos em sites, catálogos, portfólios ou – até mesmo – redes sociais, costuma recorrer à fotografia. Contudo, essa forma de representação encontra certas barreiras, como a dependência de uma boa iluminação, um bom foco, uma boa câmera, além de não conseguir acessar as partes pequenas ou o interior do objeto com facilidade. Com a modelagem em software, é possível controlar a iluminação, alterar a definição e manusear todas as peças sem dificuldade, gerando uma representação de alta qualidade e totalmente versátil.

  • Possibilidade de simulação

A simulação mostra com perfeição os detalhes do projeto e seu funcionamento, podemos solicitar corpos à esforços e ver como reagem. Estes softwares contam com cálculos já embutidos no programa, reduzem, assim, tempo e erros, uma vez que cálculos trabalhosos como os de resistência dos materiais, por exemplo, são feitos pelo programa.

A técnica permite que tenhamos o comportamento final de projetos sob esforços ou movimentos antes de sua fabricação, prevendo, então, falhas e pontos de melhoria.

  • Mais barato

Tarefas que são geralmente dolorosas podem ser rapidamente solucionadas fazendo com que o produto tenha um menor custo e seja mais competitivo no mercado.

Desde modelagens e renderizações, os softwares CAD são capazes de nos fornecer dados referentes à materiais e geometrias que facilitam o desenvolvimento e fabricação do projeto. Por exemplo, ao mudar um pequeno detalhe, uma peça complexa, que para ser fabricada deveria passar por um processo de fundição e usinagem, pode ser realizada com a soldagem de duas geometrias mais simples.

  • Moderno

Hoje, temos no mercado softwares capazes de gerar imagens referentes aos projetos e modelagens de alta qualidade em renderização. Possuem funções integradas à internet e, também, intercambialidade entre diversos softwares CAD, possibilitando uma infinidade de recursos que fazem com que seus projetos e produtos se destaquem.

Deseja ver seu projeto ganhar vida? Quer expor seus produtos com mais qualidade? Entre em contato com nossa equipe!


Links relacionados ao assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *