O diagnóstico como forma de alavancar resultados
  • O que é o diagnóstico?

Você já deve ter ouvido falar na palavra diagnóstico, talvez em outro contexto, mas certamente não é desconhecida do seu vocabulário. Assim como o diagnóstico que um profissional da saúde realiza em seu paciente, o diagnóstico empresarial tem como principal objetivo detectar pontos de melhoria nos setores de uma empresa, tal como em suas linhas de produção. Um levantamento dos dados coletados é feito em diversas áreas, afim de questionar alguns dos principais pontos nos quais a organização pode desenvolver-se e alavancar seus resultados, tal como melhorar sua confiança junto aos funcionários. Após as análises corretas serem realizadas, são traçados planos de ação para atuar pontualmente na problemática e atingir os objetivos desejados. No caso de um diagnóstico realizado com o intuito de entender os processos relacionados à Engenharia Mecânica, a execução não é diferente, porém necessita de uma análise bem técnica e específica para que traga bons resultados. A seguir, detalhamos alguns métodos que explicam como esse diagnóstico é realizado, bem como os benefícios trazidos pelo mesmo:

  • Como o diagnóstico é realizado?

São realizados questionamentos acerca de todo o processo produtivo da empresa, maquinário, regulamentação e manutenção, de forma imparcial. São realizadas perguntas do tipo: Qual a atual situação do maquinário? Como funciona o processo de manutenção? Quais são os gargalos da produção? Já houve problemas relacionados à segurança? Não só são feitas tais perguntas, como também são realizadas coleta de dimensões, medição de tempo de produção, medições da fábrica, análises e observações visuais a fundo de como ocorrem os processos, tal como seu funcionamento. Isso leva a um diagnóstico altamente preciso e efetivo.

  • De que forma o diagnóstico pode mudar sua empresa?

Inconformidades e problemas internos que prejudicam a produtividade e a qualidade dos processos são mais facilmente identificados de uma visão exterior à da empresa. Ao estar imerso em uma rotina que possa ser considerada exaustiva ao longo do tempo, a comodidade com certos aspectos da empresa, impede que os membros percebam determinadas falhas que possam prejudicar de forma intensa a geração de resultados. Nesse sentido, o diagnóstico surge com o objetivo de identificar tais problemas e explicitá-los ao cliente, sendo altamente assertivo, permitindo também mostrar a urgência em traçar planos de correção e melhoria, com o intuito de corrigir tais problemas. Esses planos de ação que atuam diretamente nos obstáculos da empresa poderão trazer diversas melhorias, como aumento da produtividade e faturamento e diminuição geral dos custos. No caso, por exemplo, da realização de um plano de manutenção preventivo, é possível otimizar a produtividade do maquinário, diminuindo custos com manutenção corretiva e o tempo de máquina parada, devido a defeitos inesperados. Para cada empresa, realiza-se uma consultoria sistêmica e personalizada, de forma que o diagnóstico realizado seja bem específico, permitindo que os resultados do cliente sejam alavancados.

 

Quer entender como o diagnóstico pode auxiliar sua empresa? Entre em contato com a Impacto e marque um diagnóstico gratuito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *